Meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Existem vários tipos de meningite, a meningocócica e a por Haemophhilus influenzae são transmitidas de pessoa a pessoa através das secreções do nariz e da boca. As demais meninges podem ocorrer após a evolução de uma infecção de garganta, ouvido, pele ou pulmão e não se transmite de pessoa a pessoa.
O que fazer para evitar?
Deve-se utilizar as vacinas disponíveis nas unidades de saúde:
* Tetravalente: previne a meningite por Haemophilus influenzae b, difteria, tétano e coqueluche - 3 doses aos 2, 4 e 6 meses de vida;
* BCG: pevine a meningite tuberculosa - dose única ao nascer;
* Meningocócica Conjugada C - previne a Doença Meningocócica do Sorogrupo C - 2 doses em menores de 1 ano e mais 1 reforço (entre 12 e 15 meses de idade) e dose única para as crianças de 1 ano a menores de 2 anos de idade;
* Pneumocócica 10-valente - previne a meningite pneumocócica - 3 doses para menores de 1 ano e mais 1 reforço (entre 12 e 15 meses de idade) e dose única para as crianças de q ano e menores de 2 anos de idade.
* Manter o ambiente sempre ventilado, pois a bactéria que causa a meningite meningocócica não resiste à luz solar e à ventilação natural.
FAMÍLIA ROXA E BRANCA
Por favor, não fiquem nervosos....
Em Paulo Afonso não há nenhum surto de meningite. Eu (Cleytiane Lima) trabalho na área de saúde e presto serviço à prefeitura, entrei em contato com a Vigilância Epidemiológica do município e fui informada que não há casos desta doença na cidade.
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa vocês podem está ligando para o telefone (75) 3281-3011 solicitando a telefonista falar com a Vigilância Epidemiológicas e assim obter mais alguma informação.
Att.,
Comissão Organizadora